quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eu que me vou no sumidouro do espelho


Teve um dia que fiz eu mesmo um relógio pra pendurar em minha parede. A coisa é que eu não queria um redondo, eu queria que fosse quadrado. Então ele ficou desse jeito:

 
Mas por conta da sua forma peculiar, algumas horas pareciam demorar muito mais do que outras pra passar. 12-1 era rapidinho mas 3-4 era uma eternidade...

-Eu acho que é isso que eles querem dizer quando falam em deformação no espaço-tempo
-Não seja um idiota, isso não tem nada a ver com relatividade, isso é meramente geometria.
-Bem, mas eles também dizem que relatividade tem a ver com geometria, em um sentido muito mais profundo...
-Você é doido!
-We're all.

7 comentários:

  1. absolutamente coisa de MARCEL MOURA!!!! pensei que era coisa que tu tinha feito há muito tempo... mas tem a data!! isso foi feito HOJE!!! HOJE!!!

    ...

    "12-1 era rapidinho mas 3-4 era uma eternidade..."

    tem uma lógica gigante nisso... Pessoas que trabalham, por exemplo, entre 12-1 geralmente estão em horário de almoço... o que faz a hora passar ligeeeeeeeiro que eh uma beleza... mas de 3-4 o relogio anda pra tras!!! isso se encaixa pra quem tem aula tb!! isso eh a pura verdade expressada graficamente na criatividade de um nerdzinho!!!!

    enfim! " -Você é doido!"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, obrigado! Quero só saber como que o relógio anda pra quem cai no buraco do meio do caminho e engessa a perna em plena quarta-feira. Quarta-feira de gesso.

    ResponderExcluir
  3. você tá é muito do gaiato! ¬¬ seu sem graça!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei mt sobre relatividade, mas sei que tem a ver com a geometria essa sensação de tempo estranha, um dia podemos tomar um café e vc me explicar mais que tal?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lula, Pelé e companhia comemoram as ideias expressadas no quadro. Brasil!

    Mas por que "quadrado" e não triangular, elíptico, etc? Ora, energia é massa vezes velocidade da luz ao quadrado!

    Do jeito que o relógio "quadrado" está desenhado na primeira figura, é necessário apenas uma leve mudança de posição em alguns números para que o tempo decorrido da passagem do ponteiro por um número para a passagem do ponteiro pelo seguinte seja constante. Essa mudança pode ser leve o suficiente para que os números ainda permaneçam heterogeneamente afastados dos seus vizinhos. Porque os ângulos centrais relativos a cada hora são mais ou menos o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo! O desenho foi feito com certa "precisão geométrica" que nada mais é do que um termo bonito para descrever 30 graus entre os números. Como os números são grandes, não dá pra distinguir bem entre 25, 30 ou 35 graus, mas a idéia foi essa sim. Quanto à sua heterogeneidade, ela vai ser obtida mais fielmente por esses dias: estou planejando fazer um relógio retangular excêntrico (i.e. com o eixo fora do centro). E vc não perde por esperar que tipo de retângulo eu estou guardando para esse!

    ResponderExcluir