“Sea World is better. It has Shamu which is literally tons of fun”
- Dr. Sheldon Cooper
Influenciado pela frase acima, hoje fomos ao Zoológico (fomos nós dois, meu juízo e eu).
Até hoje tinha ido somente uma vez no Dois Irmãos, quando era pequeno com uma excursão do colégio. Lembro-me de pouca coisa porque faz muito tempo, mas lembro que uma coisa tinha me impressionado muito naquela visita: a barra de ferro que eles usam pra delimitar a região onde o público pode ficar.
Lembro-me que aquela barra pra mim era o que podia haver de mais intransponível no mundo. A partir do meu ponto de vista de 1 metro e pouco, aquela barra de ferro era um obstáculo extremo, o máximo que alguém poderia inventar em matéria de delimitação!
Hoje essa barra não me parece mais tão desafiadora assim... Na verdade fiquei até meio desapontado quando a vi novamente porque na minha memória tratava-se de um cano de ferro espesso com umas 5 polegadas de diâmetro, uma coisa muito robusta, de modo que quando eu notei esse caninho ¾ enferrujado eu percebi o quanto a realidade é distorcida aos olhos de uma criança. Ou talvez a distorção seja para o adulto...
Na verdade eu cresci um bocado desde a minha última visita ao Zoo! Agora eu já ganho do Hipopótamo, mas infelizmente o Camelo e o Elefante ainda me vencem...
No zoológico existem vários bichos da mata. Tem diversas jaulas. Acontece que existem bichos que se escondem. Talvez por sono, talvez por tédio, talvez eles não se preocupem com o porque de se esconderem. Mas o fato é que tem jaulas que dá muito trabalho de se achar o bicho que tá nela. Teve uma jaula de um gato especial lá que eu passei uns bons 6 ou 7 minutos determinado a achar o animal, procurando detalhadamente em cada mínimo espacinho do chão e dos galhos, até chegar o Posso Ajudar - Guia do Zoológico pra me dizer muito educadamente que a jaula estava vazia porque o bicho tinha ido embora! Custava colocarem um aviso? Atenção visitantes: jaula vazia, o gato saiu.
Esse é o gato que eu estava procurando, nós temos hábitos em comum:
Mas a motivação principal de eu ter ido ao zoológico hoje é que queria encontrar o meu bicho favorito, a Lontra. A Lontra é um animal muito especial. Ela é toda auto-contida. Ela é esguia e muito versátil! Eu gosto muito da Lontra. Além de tudo ela tem um ótimo nome, a Lontra. Ai está ela:
Observe como ela é especial:
Ela cresceu muito desde a última vez que nos vimos. E também está mais gordinha. Pude notar em uma hora que ela ficou nadando com a barriga pra cima.
É mesmo um bicho muito versátil, a Lontra. Observe nessa imagem como ela pode operar tanto na água como na terra:
Vizinho da Lontra ficam uns Quatis e na outra jaula é o Leão:
Como ele é o rei da selva ele tem direito à jaula maior de todas, sendo que parecia que hoje ele não tinha ido:
Fiquei achando que ele não estava hoje até que ouvi um barulho alto (barulho de Leão), e ai resolvi procurá-lo mais calmamente já que agora eu tinha uma motivação pra acreditar que a procura valia a pena. Acabei achando ele atrás da jaula, escondido por ali:
Mas na verdade o Leão é um bicho de importância menor. Qualquer pessoa séria que compare os animais entende que a Lontra é muito mais desenvolvida. O dono da lanchonete deve ser uma pessoa séria:
Na saída deparei-me com esse perigoso animal com um aviso pra lembrar que a realidade (e as possibilidades) são mesmo muito singulares para as crianças:
Eu realmente não estava com vontade.